IFEC: DESDE 2002, UMA REALIDADE ÉTICA EM FAVOR DO BEM COMUM!

O IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência foi fundado em 17 de junho de 2002. Desde esta data mantém vigoroso processo de desenvolvimento com inúmeras atividades e apoios a favor da promoção da Cidadania através de ações de Responsabilidade Social; Responsabilidade Socioambiental e Responsabilidade Social Empresarial, mas atuando numa visão política de gestão integrada de território para o desenvolvimento sustentável!

Somos, assim, uma organização da sociedade civil, constituídos como uma associação sem fins lucrativos, composto por membros que acreditam na importância da promoção de PROJETOS e AÇÕES nas áreas Educacional (preparação, capacitação e inclusão para o Mercado de Trabalho; Educação Ambiental;...); Cultural; Projetos Ambientais; Direitos Humanos; Ações e materiais Cívicos; Assistência Social; Esportiva e de Mídia para obtermos uma melhor qualificação dos cidadãos e, consequentemente uma garantia mais plena de inserção no Mercado de Trabalho e na defesa de seus direitos constitucionais, através da formação - democratizando, e socializando os conhecimentos, da construção e manutenção de uma sociedade democrática sob a égide da Lei.

Nossa fundação ocorreu no dia 17 de junho de 2002 e a cada ano, reafirmarmos nossa força e presença nos cenários nacional e internacional como uma instituição idônea que atua de forma efetiva na construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática para todos os povos. Cremos na importância da promoção direta e/ou indiretamente juntos e/ou através de apoio a parceiros de ações, campanhas e projetos que objetivem a dignificação da Vida, do trabalhador, da formação cidadã em seu sentido pleno.

Através de sua história ao longo de todos estes anos, fomos somando Moções e Ofícios de reconhecimento às nossas atividades e pela participação das mais diversas instituições e organizações públicas ou privadas, de autoridades, de lideranças sociais, que, ao conhecerem a seriedade e idoneidade de nossas propostas - inclusive, tendo a honra de recebermos em novembro de 2006 de Sua Santidade o Papa Bento XVI uma " Benção Apostólica " pelo nosso trabalho desenvolvido.

Fomos agraciados, do ponto de vista oficial com os títulos de Utilidade Pública Federal (pelo Ministério da Justiça); Inscrição no CNEA - Conselho Nacional de Entidades Ambientais; de Utilidade Pública Estadual pela Assembleia Estadual do Rio de Janeiro; Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói e Título de Utilidade Pública Municipal pela Câmara Municipal de Niterói (cidade na qual se encontra nossa Sede Administrativa), do CMDCA – Conselho municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social entre outros.

Nestes anos muitos projetos surgiram e aqui destacamos apenas alguns: Projeto Cartilhas IFEC da Cidadania (contando com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro); Projeto ONU-IFEC que completou três anos em maio de 2008 com importante evento na Representação da ONU na cidade do Rio de Janeiro (Palácio Itamaraty); Projeto Curso de Formação de Agentes da Cidadania (contando com o apoio e participação da OAB , do Conselho Tutelar, do SESC/RJ, do COMAD , do INSS entre outros); do Projeto de Capacitação (para o qual foram instituídas duas diretorias: a Diretoria de Cursos e a Diretoria de Projetos; do Projeto Mídia, no qual divulgamos ações e princípios formadores nas áreas da Educação, Cultura e Ciência através de programas próprios de Televisão e de Rádio além de nosso Informativo Oficial Anual e de extenso Banco de e-mails; Projeto Educar para Crescer e Ser (atendendo Jovens de 14 anos à 18 anos incompletos os capacitando para a inclusão no Mercado de Trabalho) fomentado pela FIA - Fundação para a infância e Adolescência; o Projeto Núcleo Lítero-Cultural (equipamento cultural que atende da creche à terceira Idade com ações e materiais culturais sempre respeitando a pluralidade cultural) fomentado pela Secretaria estadual de assistência Social e Direitos Humanos do Rio de janeiro; projetos como estes, e inúmeros outros projetos pontilham a história de nossa atuação pelo social, pelo ambiental, pelo civismo, enfim, pela Cidadania e pela Responsabilidade Socioambiental.

Dois Projetos que identificamos em especial neste ano de 2016, entre outras ações por nós promovidas estão o PROJETO DUPLA ESCOLA (da SEEDUC – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro) através do qual desenvolvemos o planejamento pedagógico e o gerimos, fomentados numa parceria com o Instituto EMBRATEL CLARO, desde o ano de 2013, bem como o PROJETO EMPREENDEDOR BACANA (que vencemos através de licitação na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro), para a capacitação de 800 cidadãos objetivando sua inclusão e/ou permanência no disputado mercado de trabalho, qual seja através de preparação de mão de obra mais qualificada atuamos a favor da inclusão, da Cidadania. Nossa organização contempla ainda respeitabilíssimo Conselho Vitalício Consultivo aonde participam personalidades dos mais diversos segmentos da sociedade brasileira e internacional (ex-reitores de universidades federais (UFRJ, UFF e UERJ), bem como notáveis de diversos segmentos da sociedade).

Por estas razões, de qualidade, profissionalismo e ética, vimos desenvolvendo de Projetos que objetivam capitalizar a instituição (através de ações efetivas de inclusão social em diversos matizes) e assim garantirmos a nossa sustentabilidade, para, sobretudo, a manutenção de nossos projetos sociais para as comunidades carentes objetivando democratizar informações de qualidade para o cidadão, retirar jovens de faixa etária de risco social das ruas; de preparação de jovens e adultos para uma capacitação que lhes garanta inclusão e/ou permanência no Mercado de Trabalho; conscientizar o cidadão acerca de seus direitos de deveres numa sociedade plural e democrática). Muitas são as parcerias que vimos estabelecendo e inúmeras as ações nos mais diversos campos de nossas atividades que estão sendo empreendidas. Chegamos em 2023 com uma história consolidada de capacidade técnica e de renomado conhecimento ético, sempre nos sentido da expansão de nossas ações e de nossos projetos voluntários e fomentados (pela Iniciativa Privada e pelo Poder Público), referendados por reconhecimentos internacionais recebidos tais como: Prêmio Qualidade Panamericana, Prêmio Top Leader Qualidade Sul Americana, Prêmio Top of Mind, Benção Apostólica outorgada por Sua Santidade, o Papa Bento XVI, entre outros. Comemorarmos 20 anos de nossa fundação no dia 17 de junho e assim, reafirmarmos nossa força e presença nos cenários nacional e internacional como uma instituição idônea que atua de forma efetiva na construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática para todos os povos.

VISÃO ÉTICA:

Desde sua fundação em 17 de junho do ano de 2002 que nosso Instituto Interamericano defende de forma veemente a postura ética no trato das relações humanas e na questão pública, entendida como o conjunto de todas as ações nas mais diversas áreas da atividade e do conhecimento humanos nas quais o ser humano deve, obrigatoriamente, atuar a favor da dignificação de todas as formas de vida e do meio ambiente em nosso planeta Terra!

COMO NÓS ENTENDEMOS A ÉTICA:

A Ética ou Moral Natural é a teoria – em geral de natureza filosófico religiosa – segundo a qual os imperativos éticos provém de uma origem natural ou divina que transcende a livre autodeterminação do ser humano, este incapaz de estabelecer com suas próprias forças um conjunto de regras e leis morais que o faça atingir a perfeição necessária. É, também, a parte da filosofia que estuda a Moral.

Existem outras acepções para Ética, de acordo com a escola filosófica que a define. Exemplo: "A Ética é a filosofia do agir que visa à bondade ou a perfeição do próprio homem que age". A Ética pode ser, também, a Moral Teórica ou Ciência da Moral, que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de atingi-la, formulando julgamentos de apreciação (valores) sobre os atos bons ou maus, ordenando, assim, o procedimento da sociedade. A Ética se relaciona com outras ciências, denominando-se Ética do Direito, Ética Médica, etc. A Ética nasceu com Sócrates, mas foi objeto de todas as filosofias. Segundo ele, "ninguém é mau voluntariamente”. Se desejo e pratico o mal, sou vítima de uma ilusão, confundindo o mal com o bem verdadeiro, pois sendo a lei moral imanente (que está em mim), só posso desejar o bem para mim. E mais: "o homem só é feliz quando é bom, e só é bom quando conhece”. Daí a máxima socrática: "Virtude é saber”. E Platão, posteriormente, equipara a: "(...) virtude à felicidade ", que somente é completa na vida em sociedade ". Deduz-se, assim que o homem para ser feliz na Terá, em meio à sua sociedade tem que saber, conhecer, para praticar a virtude e a bondade. Em síntese: o homem, para começar a ser feliz, precisa estudar e, após saber, conhecer, aprender em seus estudos, praticar virtudes. Parece princípios esposados pelo Cristianismo. Não é à toa que Sócrates é considerado um dos precursores do Cristo. Aristóteles, posterior e sabiamente, ensina que "a felicidade é o supremo bem na conduta humana".

O objeto da Ética é traçar normas para o comportamento humano o qual se realiza sempre com referência aos valores dominantes na sociedade, na época considerada. A Ética – como Teoria da Moral – e a Ciência dos Costumes – como Sociologia da Moral – se completam.

Nas filosofias patrísticas (dos padres) e medievais, dá-se uma alteração na concepção de Ética, não se podendo distinguir mais a Moral da Religião, ficando, assim, a lei humana submetida à lei divina.

Nas filosofias modernas, John Stuart Mill (1806-1873), advoga, (como bom, tudo que fomenta o bem-estar geral, com maior utilidade para coletividade) e Auguste Comte (1798-1857), criador do Positivismo lança a máxima que nós deveríamos "viver para outrem”. Mas não é isto que prega a caridade, quando a define Allan Kardec em seu livro Obras Póstumas? "(...) a caridade é a origem de todas as virtudes e base da ordem social (...)” ou, no dizer de Rodolfo Calligaris, em As leis Morais, a caridade: "(...) é essencialmente amor, não amor a nós mesmos (egoísmo), mas amor ao próximo (altruísmo)".

O homem nunca se sentiu tão responsável pelo próprio destino e pelo mundo em que habita, como hoje, aumentando gradativamente, com o passar do tempo, a solidariedade entre si. E esta solidariedade pode ser ilustrada como o amor como o ato fundamental do espírito, pois, só o amor nos pode conduzir ao conhecimento de outrem. A essência da individualidade alheia só se nos revela à visão amorosa, quando a conhecermos em profundidade, quando a amarmos verdadeiramente, isto é, se quisermos conhecer realmente uma pessoa temos que amá-la. E aí está a Ética, para nos fornecer todas as condições de trilhar o caminho do amor.

Fonte – AZEVEDO, José Venício de. Enciclopédia MIRADOR Internacional, 1979 – Apostila de Ética do CRECI